domingo, 2 de abril de 2017

Chegam as novas crianças !

Imagem: Memoria Globo
 "Rosana Garcia e Júlio César já estavam grandes demais para os papeis de Narizinho e Pedrinho e tinham que ser substituídos. Sete mil crianças de todo o Brasil se candidataram para os papeis de Pedrinho e Narizinho, mil e cem fizeram o pré-teste, quatrocentas foram selecionadas para o teste com câmera, e na seleção dos finalistas ficaram dezoito meninas e oito meninos."
 Reportagem realizada pelo fantástico no inicio dos anos oitenta. (https://youtu.be/AfWtH1nwIj0)
Imagem: O mundo magico
de Lobato

 Os atores Marcelo José Patelli, de São Paulo, e a atriz Daniele Cristina Rodrigues, do Rio de Janeiro, foram os escolhidos entre tantas crianças que participaram da seleção. O primeiro episódio que foi ao ar com a nova dupla foi A Chave do tamanho, uma critica a violência enfrentada pela humanidade. Outra mudança enfrentada no elenco foi a Stela Freitas que foi substituída pela Catarina Abdalla no papel da Cuca. No demais o programa seguia no mesmo molde dos anos anteriores.

 No ano seguinte foi produzido o especial Pirlimpimpim em comemoração aos centenário de Monteiro Lobato. O programa foi ao ar na faixa Super Sexta no dia 08/10/1982 as 21 horas com texto de Wilson Rocha e direção geral de Augusto César Vannucci. Pirlimpimpim contou com a participação de alguns atores fixos do programa e diversos cantores renomados como Jorge Ben Jor, Moraes Moreira, Baby do Brasil, Lucinha Lins, Zé Ramalho, Dona Ivone Lara, Fábio Jr., Ângela Ro Ro, Bebel Gilberto, Ricardo Graça Mello e Jane Duboc que participavam números musicais ao decorrer do especial.
Imagem: Memoria Globo
 Como estrela principal estava a menina Aretha que trabalhou em diversos musicais da Globo nos anos oitenta. As gravações do especial foram realizadas no Teatro Fênix, no Rio de Janeiro, durante quatro dias e a trilha sonora lançada pela Som Livre foi posteriormente utilizada no programa. Na história, Aretha é levada pelos besouros da Emília até o universos mágico do Sítio do picapau amarelo onde acaba enfrentando problemas com as bruxas lideradas pela Cuca que só são derrotadas graças a ajuda da turma do Sítio e do Saci.

Imagem: Memoria Globo
 A temporada de 1982 se diferenciou pelo numero reduzido de capítulos por histórias. Se antes a média era de 20 capítulos, nessa temporada as histórias chegam a possuir até 5. Nesse ano Daniele Rodrigues precisou se retirar do programa, o motivo teria sido uma mudança no emprego do seu pai que forçou a mudança da família para outra cidade. Em homenagem a pequena atriz, Geraldo Casé antecipou o episódio Reinações de Narizinho, que só seria gravado no ano seguinte, para que fechasse a temporada. Nele, Emília volta a ser uma simples boneca de pano por causa de uma bruxaria da Cuca, forçando Narizinho a retornar ao reino das águas claras atrás das famosas pílulas falantes. Porém, ao chegar lá a menina descobre que tudo está muito diferente.

 Curiosamente, Reinações de Narizinho marcou também o termino de uma fase muito importante do programa, uma vez que seria também o ultimo episódio gravado pela Reny de Oliveira, a mais famosa das Emília da época, e do Zé Carneiro, interpretado pelo Tônico Pereira que estava no programa desde o inicio.

Imagem: Memoria Globo
Lista de episódios:
1981
A Chave do Tamanho
O Fazedor de Milagres
O Espelho da Cuca
As Caçadas de Pedrinho
O Circo de Escavalinho
Entrou por uma Porta e Saiu por Outra
1982
A Sobrinha da Cuca
Ali Baba, Emília e os Quarenta Ladrões
A Bela e a Fera
A Canastra da Emília
Pinóquio
A Grande Vingança da Cuca
Era uma Vez uma Bela Adormecida
A Chave Particular do Tamanho
Os Besouros da Emília
O Rapto das Estrelas
Um Estranho Conto de Fadas
Aí Vem Tom Mix
Reinações de Narizinho

Veja as outras partes dessa matéria:

(Fontes: http://omundomagicodelobato.com ; http://memoriaglobo.globo.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário