quinta-feira, 16 de março de 2017

O segundo ano: A continuação do projeto

 Mesmo com uma audiência instável no primeiro ano de exibição o Sítio do picapau amarelo ganhou uma segunda temporada pela Rede Globo que foi ao ar em 8 de Março de 1978.

 Ainda sob a direção de Geraldo Casé, o programa passou por um pente fino onde diversos personagens foram removidos, entre eles o Jeca Tatu e sua família, o Coronel Teodorico, Zé Quirino, Das Dores, e até o Quindim deixou de aparecer sendo apenas citado em alguns episódios. O reino das águas claras, que era um núcleo fixo, apareceu apenas em Memórias de Emília. Além disso, mudanças no elenco foram observadas, a mais importante foi a substituição de Dirce Migliaccio por Reny de Oliveira no papel de Emília. Dirce alegava cansaço e até hoje se especula o real motivo de sua saída. Reny foi muito bem aceita pelo publico, misturando sua personalidade com suas lembranças de infância da boneca vivida por Lúcia Lambertine (Emília/TV Tupi-TV Cultura), ela é considerada pela grande maioria dos que assistiram o programa na época a melhor a dar vida à Marquesa de Rabicó.

 Outro ator substituído foi Germano Filho, que interpretava Seu Elias, dando lugar a Francisco Nagen que já tinha feito uma participação no ano anterior. A Cuca deixou de ser vivida por Dorinha Durval entrando em seu lugar Stella Freitas. O porquinho Rabicó deixou de ser um boneco de espuma para ser interpretado de cara limpa pelo ator Chaguinha e mais tarde o personagem passou a ser apenas um simples porquinho com uma fita no pescoço.

 No geral, o elenco permaneceu o mesmo. As histórias continuaram a ser exibidas com uma média de 20 capítulos por episódio, porém, finalmente o programa começou a se consagrar como um dos melhores programas infantis da época. A abertura já aludia ao universo saído da literatura de Monteiro Lobato. A produção abusava dos recursos disponíveis na época possibilitando viagens até a Roma antiga, a Grécia mitológica, a lua e até um barco de verdade foi usado nas gravações. Foi em 1978 que foi ao ar os episódios mais memoráveis do Sítio: O Minotauro e a Morte do Visconde.

 Em 1979 foi lançado o segundo volume da trilha sonora do programa, que trazia músicas já conhecidas do publico mas que não tinham sido incluídas no primeiro volume. Os temas foram cantados por Sergio Mello, Marcio Lott, Betinho, Ismail, Luna, Jane e Liza além de uma participação especial do Canarinho e Tonico Pereira. Esse disco tinha uma novidade, as musicas eram cantadas no desenvolver de uma historinha gravada pelos atores do programa.

 O sítio permaneceu sem grandes novidades até 1980, com a excessão da inclusão do João Perfeito, o novo empregado de Dona Benta vivido por Ivan Senna. Até que no quarto ano, Júlio César e Rosana Garcia foram considerados muito velhos para os papeis de Pedrinho e Narizinho. Os atores muitas vezes gravam cenas ajoelhados para disfarçarem o tamanho, e Rosana passou a gravar com uma cinta para esconder o volume dos seios. No final de 1980, quando já não era mais possível mantê-los nos papeis, foi escrito o episódio A máscara do futuro como uma forma de despedida. 

 A máscara do futuro tinha um clima diferente dos demais episódios, nele Emília encontrava uma máscara abandonada no ribeirão e descobria que o objeto era capaz de revelar o futuro. Assim, a boneca descobria que Pedrinho e Narizinho iriam crescer e abandonar a ela e ao Visconde. Então o sabugo e a marqueza começam uma corrida contra o tempo para impedir seus amigos de abandona-los. Muitas crianças ficaram tristes ao assistir a história, porém, Casé considarava que o crescimento era um tema importânte a ser abordado num programa com a repercurssão do Sítio.

Lista de episódios:
1978 
Cupido Maluco 
A Raiz Milagrosa 
Os Piratas do Capitão Gancho 
O Minotauro 
A Reinação Atômica 
A Morte do Visconde 
Memórias da Emília 
Quem tem Boca vai a Roma 
O Outro Lado da Lua 
1979
Dom Quixote, o Cavaleiro da Triste Figura 
O Curupira 
Quem Quiser que Conte Outra 
Olhos de Retrós 
O Gênio da Lâmpada 
Emília, Romeu e Julieta 
O Casamento da Raposa 
Davi e Golias 
O Rapto do Rabicó 
1980 
A Santa do Pau Oco 
Não Era Uma Vez 
A Sacizada 
A Rainha das Abelhas 
A Galinha dos Ovos de Ouro 
O Dia em que a Emília Morreu
Elementar Emília 
A Máscara do Futuro

 Veja as outras partes dessa matéria:


Fontes: (http://infantv.com.br/ / http://omundomagicodelobato.com/ / http://memoriaglobo.globo.com/ )
Imagens da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário