quarta-feira, 30 de novembro de 2016

As eternas aventuras da boneca Emília contra o horror da guerra

Foto: Reprodução da internet
 Reeditando a obra de Monteiro Lobato, a Globinho (Globo Livros) acaba de lançar A chave do tamanho. Publicado originalmente em 1942, este livro é um clássico da literatura infantojuvenil brasileira, que exibe em sua melhor forma a narrativa de Monteiro Lobato, sua capacidade imaginativa, suas tiradas e sacadas com a língua, seus recursos literários e, igualmente, a proposta de introduzir os pequenos leitores no contexto político, no caso a Segunda Guerra Mundial em pleno curso.

 As aventuras de Emília, do Visconde e demais habitantes do Sítio, e especialmente os diálogos, saborosos, filosóficos, engraçados, são memoráveis. Este livro, a exemplo do conjunto da obra infantojuvenil de Lobato, permanece plenamente vivo nos dias atuais.

 Monteiro Lobato estava há tempo merecendo uma reedição caprichada e esta nova coleção tem ilustrações de Guazzelli. A importância de Lobato justificaria, aliás, edições para diferentes categorias de leitores, inclusive adultos que poderiam apreciar uma edição histórica, com fac-símiles de capas anteriores e de ilustradores e assim por diante. Quem sabe até uma edição crítica. Está mais do que na hora de Monteiro Lobato receber o tratamento de clássico da literatura brasileira no século 20.

 Leia a matéria completa: http://www.publishnews.com.br/materias/2016/11/30/as-eternas-aventuras-da-boneca-emilia-contra-o-horror-da-guerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário