sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Por onde anda João Acaiabe, o Tio Barnabé do 'Sítio do Pica-Pau Amarelo'?

Jair Magri/TV Cultura e Divulgação/Globo
João Acaiabe ficou na memória de quem foi criança nos anos 2000 como  o Tio Barnabé da versão mais recente do “Sítio do Pica-Pau Amarelo”. Após 7 anos interpretando o personagem, o ator fez outros trabalhos – como o remake de “Chiquititas” de 2013 a 2015 no SBT, na pele do cozinheiro Chico –, mais ainda é lembrado pelo personagem do programa infantil da Globo.

“Foi um trabalho belíssimo, foi muito bom fazer. Eu não tenho mais identidade. Uns me chamam de tio Barnabé, uns me chamam de Chico. E eu não sei mais quem eu sou”, brinca, no programa "Persona em Foco” que será exibido às 23h30 desta terça-feira (6), na TV Cultura.
As gerações mais antigas ainda lembram do ator por “Bambalalão, também da TV Cultura. No infantil dos anos 80, ele contava histórias. “Eu fui pioneiro de contar história em televisão. O Antônio Abujamra me deu isso”, recorda.

Hoje com 72 anos e 39 de carreira na TV, Acaiabe recorda o início da profissão, aos 18. “Eu tinha feito o magistério e vim do interior para São Paulo para fazer psicologia. Ingressei na Escola de Arte Dramática da USP, era o único negro da turma. No ginásio, eu era o único negro e na escola também. Mas é incrível como o teatro recebe a gente, negros, brancos, mestiços, gays, lésbicas. Ele abraça”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário