terça-feira, 8 de julho de 2014

Origem do pão


Essa história é tão antiga, mas tão antiga que ninguém sabe exatamente quando foi inventado o primeiro pão. Alguns estudiosos contam que o pãozinho surgiu há 12 mil anos, em uma região do Oriente Médio, onde hoje, está localizado o Iraque.

Nessa mesma época, descobriram o trigo, um dos principais ingredientes, que quando amassado se transforma em farinha. Para fazer o pão, eles misturavam a farinha com o fruto de uma árvore chamada carvalho, formando uma massinha mole. Depois de pronta, ela era assada em uma pedra bem quente.

No entanto, o gosto desse pãozinho não era muito bom. Ninguém conseguia comer na hora que ficava pronto porque era muito duro, seco e amargo. Não dá pra acreditar, mas precisavam lavar o pão várias vezes na água e depois colocar no sol quente para secar e mesmo assim não era tão gostoso como é hoje.

Mais tarde, no Egito, acharam um jeito de deixar o pão macio e saboroso. Os egípcios descobriram o fermento, que mudou a história do pão. Sem querer, eles colocaram um pouquinho de água na massa e esqueceram um pedacinho dela no sol, com isso aconteceu o processo de fermentação.

O pão é um alimento rico em carboidrato e está presente nas refeições de quase todos os lugares do mundo. O país que mais consome o alimento é o Marrocos, onde cada pessoa come 100 quilos de pão por ano.

Veja essa deliciosa receita que o chef Roberto Ravioli do restaurante Empório Ravioli e La Madonnina indicou para gente:

Focaccia al Rosmarino


Rende 10 Foccacia

Ingredientes para a massa:

  • 5kg de Farinha de Trigo
  • 3kg de Batata Cozida e Espremida
  • 300 de Fermento Fresco
  • 75g Sal
  • 75g Açúcar
  • 300g de Manteiga em Temperatura Ambiente
  • 5l de água

  • Modo de Preparo:
    Misture a farinha, a batata, sal e açúcar e manteiga, misture bem e aos poucos vá adicionando a água, quando a massa estiver homogênea agregue o fermente, e volte a sovar. Divide em 10 porções aproximadamente de 01kg cada, e deixe repousar em local arejado e coberto.

    Aqueça o forno a 170°C.Polvilhe a base de trabalho com a farinha, abra a massa com ajuda
    de um rolo ou com as mãos, coloque a massa em uma assadeira untada com azeite e com as mãos achate a massa para cobrir a assadeira por igual.

    Polvilhe a massa com o sal grosso e o alecrim e regue com o azeite. Espalhe esses ingredientes por igual, com a ponta dos dedos, faça furos na massa, leve ao forno para assar por 18 minutos. Depois, retire do forno e sirva.


    Créditos: Mariana Benvenido (texto)

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário