quinta-feira, 24 de julho de 2014

Dominó


A origem deste jogo não é muito certa, mas a versão mais famosa conta que ele surgiu na China, há mais de 2 mil anos, acredita?
O jogo de dominó é formado por 28 peças (ou pedras, como também são chamadas) e elas são divididas em duas partes. Cada uma delas possui uma quantidade de bolinhas, que correspondem aos números de 0 a 6. Existem também as versões com desenhos de animais, flores ou símbolos, feitos para que as crianças menores também possam brincar.
Normalmente, joga-se em 2 ou 4 participantes, e cada um deles recebe 6 ou 7 peças. O legal é não deixar que seus adversários vejam as suas. O primeiro a jogar coloca uma pedra na mesa. O próximo precisa acrescer uma que tenha um dos números iguais ao que o anterior jogou. Cada participante vai adicionando uma peça por vez. O primeiro jogador a ficar sem nada nas mãos vence a brincadeira!
Além desse jeito de brincar, muito legal também é formar uma grande sequência de peças, alinhadas em pé, uma bem pertinho da outra. Depois disso, é só derrubar a primeira, para que ela derrube a segunda, e assim por diante. O efeito é bastante divertido! Você já tentou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário