quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Começo das aulas e outros recomeços



Elas estão aí! As aulas estão chegando! Ano novo, frio na barriga, novos amigos, professores, livros, desafios!
Recomeçar pode dar uma certa ansiedade! O que faz parte do crescimento. Mas é uma excelente chance de refazermos os nossos compromissos! Eu sempre me coloco como desafio transformar o meu ano, de forma a fazê-lo único, diferente de todos os que já vivi! Não somente nas coisas práticas, mas no modo como penso e me relaciono com as coisas.
Eu proponho isso aos meus estudantes: vamos listar coisas que precisam ser mudadas e que podem melhorar. Coisas que vocês não querem mais, coisas que vocês querem demais e coisas que vocês querem trocar.


As coisas que vocês não querem mais precisam ser transformadas. “Não quero mais ficar com dor de barriga antes da prova”. Para isso, estude todos os dias. “Não quero mais brigar com os meus amigos e amigas”. Para isso, seja generoso, seja paciente, converse muito. Há coisas que não podem ser mudadas. Para essas coisas: entendimento e compreensão!
As coisas que podem ser melhoradas. Todas as coisas sempre podem melhorar. Todos os dias, podemos melhorar a nossa vida! Começamos a melhorar o mundo ao despertar! Tudo depende de como vemos as coisas. Melhorar a forma como você fala com os demais, melhorar as notas, melhorar a letra, melhorar em um jogo… tudo depende da vontade de transformar!
As coisas que quero trocar. Trocar para renovar. Trocar para compartilhar. Trocar para ter um pouco do outro com você! Trocar palavras, poemas, músicas, gestos, brinquedos, livros, afeto. Receba e devolva sempre!


Faça uma lista dessas coisas e marque sempre quando conseguir realizar um desses três desafios! É assim que começamos, dentro das nossas casas, onde moramos, estudamos, no nosso bairro, na nossa cidade, a mudar esse mundo! Vamos começar?


Um beijo para cada um, bom começo de aulas e até o dia 15!
Marcelo




Marcelo Cunha Bueno é consultor do Mundo do Sítio, desde o começo do site. Acompanhou a criação da Terra Encantada da Sabedoria, Biblioteca do Visconde e o jogo Brincaderia. Além disso, é dono da escola Estilo de Aprender, em São Paulo, e colunista da Revista Crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário